domingo, 21 de março de 2010

Desafio XIII- Resposta

Pedes-me para te explicar. Para te descrever. Mas tu não compreendes? Música é uma droga saudavel. É um vicio que não e vicio. O amor e um vicio. Mas abanas a cabeça, dizes que o amor é a maior das leis humanas. É isso mesmo, o amor é um vicio. E o amor à música é um vicio ainda melhor. É uma lei que não é lei. É abandonares-te e encontrares-te. É deixares de ser tu para seres verdadeiramente tu. Música é encontrares-te depois de te perderes. Oh, sim, estamos sempre perdido de nos proprios...
Música são todos os silencios apaziguadores numa tarde quente e amena de Verão. São todos os dias de Inverno em que o Sol incide numa arvore que perde um pouco da tristeza castanha. Música não é este mundo, é o outro. Música não é sentires-te invadido por uma noite fresca. É sentares-te à beira-mar e ouvires a melodia da Orion enquanto observas a infinidade do céu. Sim, música é isso. Deixares o saber cientifico das estrelas para as encontrares esplenderosamente belas na simplicidade com que te maravilham. Te transcedem.
Música é simples porque é uma questao sensorial. Música é tudo o que o teu cerebro não consegue explicar mas a tua pele sente e reage.
Não! Não. Música não e religiao. Musica é um lugar sagrado onde a restrição é saber sentir. É conseguir sentir e transmitir. Música é o teu lugar sagrado, o teu lugar secreto , seguro. Música é um lugar sagrado . Música não é religiao. A religiao é que tem uma pequena vertente de musica.
Música está muito acima de qualquer Deus que possas imaginar. Porque não ha nada de racional na forma como amas a Música. Por isso é que nunca vais compreender .
A não ser que tambem ames. Que tenhas este vicio que não é vicio. Este chamamento silencioso. Música não é algo deste Universo .

3 comentários:

  1. Sabes, gostava que este tema me tivesse sido dado a mim, porque eu não poderia ter concordado menos com a frase quando a li. Para além da associação de música e religião ser extremamente infeliz, parece-me uma péssima caracterização de tudo o que a música invoca.

    E fiquei extremamente contente quando li o teu texto e me revi completamente no que escreveste. Um texto fantástico que não poderia subscrever mais! :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu gosto da frase. Só que é como se fosse profundamente incompleta. Pareceu-me um pedaço deslocado de alguem que tem uma leve ideia do que e a Musica. Do que ela se pode tornar.

    Mas que perde demasiado tempo a tentar compreender para poder explicar...

    ResponderEliminar
  3. Sou sincera e acho que já li textos melhores teus... ainda assim, acho que a tua última frase resume bem:
    "Música não é algo deste Universo".

    E portanto, se Deus existe, a música está acima ;)

    ResponderEliminar