domingo, 6 de junho de 2010

Desafio XXIV- Resposta

Ah o mundo é filosofia mas filosofia tambem é esse estado de não-filosofia. Em que te sentas calmamente na esplanada e observas a beleza azul de uma onda a desfazer-se na praia. E ouves o riso de uma qualquer criança que já foste tu. Desconheces o porquê desta tua magnética atracção pelo mar. Mas sempre que é Verão e que o ves pela primeira vez em meses, sempre que sentes a sua fresca brisa na tua pele. Sentes-te bem. Sentes-te feliz. Uma calma salgada preenche-te o ego. E não importa porque, não te deixes violentar pela racionalidade do porque. Sorris, és feliz, nada mais importa. Se é absurdo, deixa-o ser. Define absurdo.
“Definir é limitar”. E o mal de limitar é a falta de espaço. Por isso não definas quem queres ser. Ou em quem te vais tornar. Vais acabar por o não ser, poupas uma desilusao que nunca existiu. Nunca te iludiste. Procura antes não ser algo que te entristeça. Procura evitar viver uma vida que torna a tua vida cinzenta. A aleatoriedade torna-nos homens e de homens passamos a pássaros conscientes de um bem maior e melhor. Não percas tempo a definir-te, a melhor parte é a tensao que se instala por não saberes. Não desperdices a adrenalina do desconhecido, não desperdices o prazer da surpresa e da conquista. Não des um “para que” à vida. Não compreendes a gravidade desse ingenuo acto? A morte tem um para que, a vida deve ser um conceito cheio de liberdade e opçoes. Definir a vida é encontrar a morte na esquina de uma rua demasiado cansativa e desinteressante. “Definir é limitar”, não te esqueças, não cometas esse erro. Morres e , no dia seguinte, continuas vivo. Mas perdeste a energia do sonho que tem sempre por base a liberdade.
Não pares para descodificar e desmistificar tudo o que és, tudo o que a vida é. Se for absurdo, deixa-o ser. Se te faz sorrir, que importa que seja absurdo? Quem define o que é absurdo? O melhor da vida é agir ao sabor do vento, sentir a vida em cada nervo e o medo em cada respiraçao. E , depois, talvez descubras um porque. És o teu maior puzzle, por isso mesmo, não arruines o teu proprio jogo com perguntas desnecessarias ou com o errado compasso de tempo.
“Definir é limitar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário